Select Menu
» » » » » DOR DE CORREDOR: SÍNDROME DO ATRITO DA BANDA ILIOTIBIAL
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Deixar de lado o fortalecimento muscular ou exagerar na hora de evoluir nos treinamentos pode gerar graves problemas na vida de um corredor. O joelho é um dos pontos que mais é afetado por este descuido e uma das lesões mais comuns é a síndrome do atrito da banda iliotibial. “O trato iliotibial é a continuação tendínea do músculo tensor da fáscia lata e do glúteo médio, que se insere lateralmente ao joelho”, explica o fisioterapeuta especializado em esportes André Nogueira Ferraz, sócio-fundador da Club Físio.


O problema aparece justamente na região lateral do joelho. O motivo é, geralmente, pelo aumento do volume ou da intensidade dos treinos de forma exagerada, falta de um trabalho de força adequado e a utilização de tipo de calçado errado para a prática do esporte. De acordo com o fisioterapeuta, os sinais clínicos característicos são dores durante a prática do esporte e ao apalpar a região lateral do joelho, e tensão do trato iliotibial e da musculatura lateral.
trato-iliotibial
Imagem: Thinkstock
VEJA MAIS:
Especial: joelho do corredor
Lesão no joelho: fortalecer o quadril ajuda a evitar
Treinamento em escadas: tenha cuidado com os joelhos
Caso você tenha sentido este problema, é fundamental a consulta com um médico ortopedista e a interrupção momentânea dos treinamentos. “O especialista vai identificar possíveis fatores desencadeantes, propor o tratamento adequado e promover as devidas orientações com o intuito de evitar novas lesões”, explica Moises Cohen, ortopedista especialista em joelho e diretor do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte.
Normalmente, o atleta é submetido ao tratamento fisioterapêutico. “Neste caso, a principal função do fisioterapeuta é tratar a inflamação na região lateral do joelho, realizar a liberação miofascial do trato iliotibial e do músculo vasto lateral, e, caso necessário, também do músculo glúteo médio”, diz Ferraz.
Antes do retorno à corrida, o fisioterapeuta recomenda que um bom trabalho de fortalecimento do quadríceps e dos glúteos seja realizado. Além disso, após a lesão, é indispensável manter uma rotina regular de fortalecimento muscular – seja por meio da musculação ou de treinamentos funcionais – e também de alongamentos.

Autor Unknown

Meu nome é Alex luziano ,tinha como objetivo acompanhar minha evolução e reunir o maior numero de informação,pesquisa e estudos sobre dietas,treinos e suplementação,devido a ser uma pessoa sedentária,obesa e fumante,já estava apresentando problemas de saúde como falta de ar,cansaço,palpitações constantes,problemas de pressão,stress...e se continuasse nessa vibe,segundo os médicos através de exames,eu teria pouco tempo de vida,então se eu não tomasse as rédeas da minha vida e mudasse,ninguém faria por mim...foi onde começou o projeto ARREBENTANDO AS CORRENTES.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios

ATENÇÃO: