Select Menu
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

O suco de beterraba pode ser um ótimo aliado nos treinos de musculação, veja os benefícios e algumas receitas.

A beterraba em si é um alimento que pode ser odiado por algumas pessoas ao mesmo tempo em que é amado por outras. Em todo caso, desde quando éramos crianças ouvimos que ela é boa para uma série de coisas, ainda mais para anemia. E realmente é. Por outro lado, quando ocorre o cozimento, algumas dessas propriedades sempre acabam indo embora na água da panela.
Entretanto, comer beterraba crua não é agradável para muita gente. Por isso, o suco dessa raiz começa a ganhar espaço na vida das pessoas. O suco, além de conceder os melhores benefícios da beterraba pura, fica bem gostoso exatamente por ser feito misturando outros alimentos também benéficos à saúde.

Os benefícios da beterraba

O suco de beterraba é uma ótima fonte de vitaminas A, B e C. Combinando assim a saúde da visão, da pele, aumento da imunidade e uma série de outros benefícios mais. E quais seriam esses outros tantos benefícios que contribuem para uma vida saudável e, consequentemente, para a longevidade? Pois é deles que falaremos aqui e, de quebra, ainda mostraremos três receitas gostosas de suco.

Betalaína

Poucos sabem, mas aquela cor arroxeada, meio avermelhada, da beterraba é causada por um poderoso antioxidante natural chamado de betalaína. E, bem, o suco de beterraba é rico nessa substância. Ao contrário do que costuma acontecer, por exemplo, quando se cozinha a beterraba e boa parte acaba se perdendo na água.
Portanto, o suco ajuda muito na preservação da saúde das células, o que acaba prevenindo certas doenças, combatendo o envelhecimento e prevenindo também vários tipos de câncer.



Suco de beterraba contra doenças cardíacas

O suco de beterraba possui propriedades muito interessantes quando se trata de circulação sanguínea. Afinal de contas, a pressão é melhor regulada por causa da presença do nitrato nesse alimento. Além do mais, os antioxidantes fazem sua parte na melhoria da saúde dos vasos sanguíneos.
Em resumo, temos um suco que ajuda a proteger o corpo contra doenças cardíacas e também acidentes vasculares cerebrais (AVC). E começa certo pela beterraba ser um vegetal nutritivo e já naturalmente adocicado, diminuindo e até anulando a necessidade da adição de açúcar no seu suco.

Suco de beterraba e a melhoria da performance física

Um dos maiores benefícios do suco de beterraba está no fato dele ser um energético natural e também ser eficaz na melhora da oxigenação das células, especialmente através da vasodilatação. Os carboidratos (que possuem carga glicêmica baixa) desse suco ajudam a manter e até melhorar a performance do atleta durante os treinos, sendo ainda ótimos na recuperação pós-treino.
Pesquisas indicam a atuação do nitrato a favor da redução da necessidade de oxigenação das células, contribuindo assim para que a pessoa tenha mais fôlego e faça mais do que o habitual. Que tal experimentar um copo de suco de beterraba antes do treino?


Receitas de suco de beterraba


Nada melhor do que agora conhecermos alguns sucos de beterraba a fim de aproveitarmos os benefícios desse alimento. Essas receitas utilizam, como base, a beterraba pequena, aquela que pesa aproximadamente 70 g. Mas você pode utilizar meia beterraba grande para cada pequena que dá certo do mesmo jeito.



Receita 1: beterraba com cenoura e laranja:
Ingredientes:
·         1 beterraba;
·         2 laranjas;
·         1 cenoura;
·         ½ copo de água.

Modo de preparo:
Descasque as laranjas e depois é só bater no liquidificador até que tudo fique bem misturado.(e se quiser um efeito termogênico ,misture gengibre).



Receita 2: beterraba e laranja:
Ingredientes:
·         1 beterraba;
·         3 laranjas.

Modo de preparo:

Descasque as laranjas e depois bata num liquidificador junto com a beterraba. Não se deve acrescentar água e sim aproveitar o suco da laranja.

Receita 3: beterraba, suco de laranja e açúcar mascavo (rico em carboidratos e energético, indicado para o pré-treino):
Ingredientes:
·         2 beterrabas;
·         1 ½ copo de suco de laranja;
·         açúcar mascavo.
Modo de preparo:
Bata as duas beterrabas junto com o suco de laranja no liquidificador. Logo após, acrescente o açúcar mascavo adoçando a gosto e tomando cuidado para não exagerar.(e se quiser um efeito termogênico ,misture gengibre).

Receita 4: beterraba,alho e pimenta ( indicado para o pré-treino):
Ingredientes:
·         1 beterraba;
·         1 dente de alho;
·         Pimenta vermelha.
Modo de preparo:
Bata tudo  no liquidificador e beber no mínimo 140 ml de suco de beterraba concentrado 2 ou 3 horas antes da atividade física.
E antes de qualquer coisa, procure um nutricionista para te auxiliar em uma alimentação saudável de acordo com seu objetivo.(e se quiser um efeito termogênico ,misture gengibre).


Receita 5: Beterraba,alho e chocolate c/pimenta ( indicado para o pré-treino):
Ingredientes:
·         1 beterraba;
·         1 dente de alho;
·         20 Gr chocolate c/Pimenta vermelha.(seguindo essa receita AQUI )
Modo de preparo:
Bata tudo  no liquidificador e beber no mínimo 140 ml de suco de beterraba concentrado 2 ou 3 horas antes da atividade física.

E antes de qualquer coisa, procure um nutricionista para te auxiliar em uma alimentação saudável de acordo com seu objetivo.(e se quiser um efeito termogênico ,misture gengibre).
ESTUDOS:

Alguns estudos estão relatando que no suco de beterraba contém alto teor de nitrito (substância presente no solo, na água e nos vegetais e, portanto, distribuídos em alimentos de origem vegetal e animal). Esta substância quando entra em contato com o organismo humano é transformada em nitrato (processo chamado de nitração), e o mesmo se modifica para óxido nítrico. Este processo melhora a absorção de nutrientes para dentro do músculo, ajuda a gerar mais energia, elimina as toxinas do corpo, e mantem mais eficiente a utilização do oxigênio, isso porque o óxido nítrico ajuda a manter os vasos sanguíneos dilatados, deixando a pressão arterial normal.
Quando é realizado exercício em hipóxia, ou seja, baixo teor de oxigênio, o músculo fica com função reduzida para tolerar um exercício. Um estudo realizado com indivíduos saudáveis, consumindo suco da raiz da beterraba e praticando exercícios de extensão de joelho até o limite tolerável, mostrou que com ingestão de suco da raiz da beterraba reduziu a perturbação metabólica muscular durante o exercício em hipóxia e melhorou a tolerância ao exercício.
Outro estudo realizado com ciclistas demonstrou que o consumo de suco da raiz da beterraba melhora o desempenho e a potência de saída dos ciclistas.
Com isso, o uso do suco de beterraba uma hora após o termino da atividade física, juntamente com aminoácidos, é excelente para otimizar a recuperação, e deixar a musculatura mais preparada para o próximo treino. Isso porque o óxido nítrico é um ótimo vasodilatador que auxilia no transporte de mais nutrientes para o músculo e eliminando as toxinas do corpo com mais facilidade.
Por isso, alguns trabalhos vêm mostrando que consumir suco de beterraba treina-se mais, com uma recuperação bem mais rápida e eficiente.
Porem não exagere, pois tomar muito suco de beterraba pode dar diarreia e dores abdominais, sendo assim consulte sempre uma nutricionista antes de incluir algo na sua dieta.

Referências Bibliográficas:
1) Nitrate supplementation’s improvement of 10-km time-trial performance in trained cyclists.
2) Dietary nitrate reduces muscle metabolic perturbation and improves exercise tolerance in hypoxia.
3) Dietary nitrate supplementation enhances muscle contractile efficiency during knee-extensor exercise in humans.
4) QUEIROZ, Salete & BATISTA Alzir. Funções biológicas do óxido nítrico. Instituto de Química de São Carlos – Universidade de São Paulo – São Carlos – SP
5) Bailey et al. – aumento de 137% de Nitrato no Plasma Sanguíneo. Dose: 500ml de suco de beterraba
6) Vanhatalo et al. – aumento de 46% de Nitrito(NO2) no plasma sanguíneo após 15 dias de ingestão. Dose: 500ml de suco de beterraba. Além disso, houve uma diminuição significativa da pressão sanguínea diastólica e sistólica. Demonstrando assim um REAL EFEITO VASODILATADOR.

Essas mesmas pesquisas demonstraram diminuição do custo de oxigênio durante o exercício, aumentando assim a performance dos participantes que receberam a intervenção. Há ainda outras pesquisas que eu poderia citar. Todas elas demonstram um aumento de nitritos e nitratos na corrente sanguínea com significativo efeito vasodilatador.




Autor Unknown

Meu nome é Alex luziano ,tinha como objetivo acompanhar minha evolução e reunir o maior numero de informação,pesquisa e estudos sobre dietas,treinos e suplementação,devido a ser uma pessoa sedentária,obesa e fumante,já estava apresentando problemas de saúde como falta de ar,cansaço,palpitações constantes,problemas de pressão,stress...e se continuasse nessa vibe,segundo os médicos através de exames,eu teria pouco tempo de vida,então se eu não tomasse as rédeas da minha vida e mudasse,ninguém faria por mim...foi onde começou o projeto ARREBENTANDO AS CORRENTES.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios

ATENÇÃO: