Select Menu
» » » CURSINHO BÁSICO DE NUTRIÇÃO LIÇÃO 2
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga



CURSINHO BÁSICO DE NUTRIÇÃO LIÇÃO 2


CURSINHO NUTRIÇAO LIÇAO 2
Para aquele que esta começando no BODYBUILDING é muito importante entender sobre NUTRIÇÃO.
MUSCLE MASSA BLOG vai apresentar LIÇÕES BÁSICAS e SIMPLES para o CULTURISTA NOVATO.
Esta é a LIÇÃO 2.
ANOTE EM SEU CADERNO DE ESTUDO
  1. Uma dieta bem balanceada deve conter quantidades adequadas de proteína, gordura, carboidratos, vitaminas, minerais e água. Com uma dieta equilibrada é possível crescer com qualidade.
  2. A presença de todos os aminoácidos essenciais em quantias adequadas em um alimento irá formar uma proteína completa e só ela garantirá a manutenção da saúde e crescimento.
  3. Proteínas completas são encontradas na carne, ovos, leite, peixe, ou seja, proteínas de origem animal.
  4. Quando falta um ou mais aminoácidos essenciais em um alimento ou não existe a quantia suficiente, a proteína é denominada de proteína incompleta. Aqui entra as Proteínas vegetais.
  5. Com as proteínas vegetais, há necessidade de fazer uma combinação de diferentes vegetais para obter toda a gama de aminoácidos essenciais, Exemplo: Combinando arroz e feijão, aveia e nozes.
ESTUDE ISSO:
Se a ingestão de proteína for menor que o gasto, promove-se um balanço nitrogenado negativo, não havendo então crescimento muscular, mas deterioração da massa muscular existente, pois esta terá de fornecer nutrientes para o funcionamento orgânico.
Ingestão excessiva de proteínas produz grandes quantidades de uréia e de outros compostos que podem causar uma sobrecarga para a função renal e hepática.
DESTAQUE DA LIÇÃO: CARBOIDRATOS
Os carboidratos representam funções importantes no organismo:
Fonte de energia, combustível energético para acionar os elementos contráteis do músculo.
O excesso de carboidratos é transformado em glicogênio muscular e, tendo a sua saturação muscular, este é armazenado em forma de gordura.
Carboidratos são moléculas compostas de carbono, hidrogênio e oxigênio, em proporções constantes de 2:1 desses dois últimos átomos, daí seu nome: carbo (carbono) + hidrato (água).
Esse macro nutriente tem sua digestão iniciada na boca e é absorvido no intestino em suas formas mais simples, caindo na circulação sangüínea.
Diante de altos índices de glicose (forma mais abundante de carboidrato) é iniciada a liberação de insulina, a qual vai mediar o processo de absorção de algumas moléculas, dentre elas a glicose e os lipídios, vê-se então a primeira maneira através da qual a ingestão de carboidratos pode levar a hipertrofia e ao aumento do acúmulo de gordura.
SUAS PROTEINAS
APRENDA ISSO:
Todos os 3 macro nutrientes (carboidratos, gorduras e proteínas) são compostos basicamente de carbono, hidrogênio e oxigênio, à exceção das proteínas, que também possuem nitrogênio.
A magnitude da elevação dos níveis de glicose sangüínea induzida por determinado alimento é denominada índice glicêmico, e quanto maior for o índice glicêmico, maior será a liberação de insulina.
Em diversas ocasiões estes picos de insulina são interessantes, mas dificilmente serão bem-vindos para quem deseja reduzir o percentual de gordura.
DICA PARA ESTA LIÇÃO:
As propriedades que melhor definem a qualidade nutricional de um alimento em termos protéicos são sua digestibilidade e seu valor biológico.
A digestibilidade é a medida do percentual da proteína ingerida e efetivamente absorvida no trato gastrointestinal. Já o valor biológico refere-se à integridade com que o alimento fornece os aminoácidos essenciais.
TOME NOTA:
Os lipídeos compõem-se de átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio, e são indispensáveis às diversas estruturas celulares e vias metabólicas, estando presentes em diversas formas no corpo humano, com destaque para: triglicérides, colesterol e ácidos graxos.
Lembrem-se que nosso organismo não consegue armazenar o excesso de proteínas, e qualquer ingestão além da necessidade vai ser oxidada, o restante da molécula pode ser transformada em energia (“incluindo as gorduras”).
Altas taxas de glicemia inibem a liberação de hormônio do crescimento, o qual tem picos significativos durante o sono. Quando objetiva-se reduzir o percentual de gordura, a recomendação é estabelecer um intervalo maior que quatro horas entre a última refeição composta de carboidratos e à hora de dormir, para que não ocorra prejuízo dos picos de GH.
Veja também a lição 3
LIÇÕES RESUMO 
REFERENCIAS:
PROF. WALDEMAR GUIMARÃES
REVISTA MUSCLE & FITNESS
REVISTA FLEX
SITE BODYBUILDING.COM

Autor Unknown

Meu nome é Alex luziano ,tinha como objetivo acompanhar minha evolução e reunir o maior numero de informação,pesquisa e estudos sobre dietas,treinos e suplementação,devido a ser uma pessoa sedentária,obesa e fumante,já estava apresentando problemas de saúde como falta de ar,cansaço,palpitações constantes,problemas de pressão,stress...e se continuasse nessa vibe,segundo os médicos através de exames,eu teria pouco tempo de vida,então se eu não tomasse as rédeas da minha vida e mudasse,ninguém faria por mim...foi onde começou o projeto ARREBENTANDO AS CORRENTES.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios

ATENÇÃO: