Select Menu
» » » A FUNÇÃO DE CADA INGREDIENTE DO BOLO (PARTE II)
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga



Na 1º parte explicamos a função e a importância de cada ingrediente usado pra fazer um bolo... farinha, ovos, manteiga, açúcar, leite, fermento...
Desta vez, vamos tirar algumas dúvidas curiosas, que muitos nunca pararam para questionar e que vão garantir um bolo perfeito!

1) Muitas receitas pedem ovos e manteiga em temperatura ambiente. Por quê?
Em temperatura ambiente as claras crescem mais firmes e a manteiga adquire textura mais cremosa, facilitando a incorporação aos outros ingredientes deixando a massa mais aveludada.

2) Posso aumentar ou diminuir a quantidade de ingredientes de uma receita?
Não é recomendado, pois a confeitaria é uma ciência exata. Por isso, é importante respeitar as proporções indicadas e, como já ensinei no vídeo do "Bolo Gelado", vale usar medidores e balança para ter todas as quantidades perfeitas!

3) O que dá leveza a um bolo que não leva fermento?
A leveza é conferida pela clara. Sua proteína, quando batida, infla e absorve ar. O ar preso nas moléculas da clara é que ajuda a criar a estrutura leve do bolo.

4) Qual é a melhor maneira de bater claras em neve sem batedeira?
Use um batedor de arame e faça movimentos rápidos de baixo para cima, até que se formem picos nevados.

5) Bater claras em neve, mesmo que a receita não recomende, melhora a textura do bolo?
Sim! Deve-se bater as claras e adicioná-las por último, misturando cuidadosamente.

6) A ordem dos ingredientes realmente interfere no resultado?
Sim! Um bolo é o resultado de uma série de reações químicas que precisam de ordem para funcionar bem!

7) Por que não se deve misturar demais a massa?
Misturar muito a massa faz com que as claras percam a aeração e, com isso, a capacidade de crescer. O bolo fica baixo e murcho. Além disso, trabalhando muito a massa, ela desenvolverá o glúten da farinha e ficará borrachuda!

8 ) Qual a diferença entre o fermento em pó e o bicarbonato de sódio?
Fermento em pó é uma mistura de bicarbonato de sódio e cremor de tártaro, ou seja, uma ligação química entre uma base e um ácido. O bicarbonato de sódio é só uma base, que também libera dióxido de carbono, mas não ajuda no crescimento como o fermento.

9) Qual a função do sal em uma receita de bolo?
O sal ajuda a aerar a clara mais rapidamente, mas é preciso ter cuidado, porque ele provoca desidratação, resultando em uma clara mais quebradiça, que perde a textura nevada com facilidade.

10) O sal ajuda a realçar o sabor do bolo?
Uma pitada de sal realça o sabor, mas deve-se acrescentá-lo com a farinha de trigo!

11) Por que é preciso pré-aquecer o forno?
Para ativar o fermento e manter a aeração da massa. A farinha precisa do calor para reagir com os outros ingredientes e “aprisionar” o ar, dando leveza à massa.

12) Por quanto tempo o forno deve ser pré-aquecido?
Como a potência do forno varia muito de um fogão para outro, não há consenso. Se o forno for potente, 5 a 10 minutos bastam.

13) Qual a temperatura ideal para assar o bolo?
O forno precisa estar quente para começar, mas durante o tempo, normalmente é usada a potência média para bolos e pães, alta para carnes e baixa para pudins.

14) Após untar a forma, com manteiga ou óleo, é preciso polvilhar farinha de trigo?
Não é obrigatório, mas a farinha ajuda na hora de desenformar, além de deixar uma crosta dourada.

15) Pode polvilhar a assadeira com açúcar?
Sim, se o objetivo é ter uma crosta dourada em volta do bolo. Bolos de frutas com crosta caramelada pedem forma polvilhada com açúcar, mas nem sempre desenformam fácil. Se grudar, a saída é aquecer a fôrma para derreter o açúcar caramelado.

Quer conferir para que serve os ovos, o açúcar, a farinha, a manteiga, o leite e o fermento do seu bolo?
Confira a explicação na matéria da semana passada clicando na figura abaixo:





Autor Unknown

Meu nome é Alex luziano ,tinha como objetivo acompanhar minha evolução e reunir o maior numero de informação,pesquisa e estudos sobre dietas,treinos e suplementação,devido a ser uma pessoa sedentária,obesa e fumante,já estava apresentando problemas de saúde como falta de ar,cansaço,palpitações constantes,problemas de pressão,stress...e se continuasse nessa vibe,segundo os médicos através de exames,eu teria pouco tempo de vida,então se eu não tomasse as rédeas da minha vida e mudasse,ninguém faria por mim...foi onde começou o projeto ARREBENTANDO AS CORRENTES.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios

ATENÇÃO: